A explosão de um carro-bomba neste sábado (15) deixou pelo menos cem mortos no norte da Síria, incluindo crianças. De acordo com a ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), o ataque ocorreu contra comboio de 75 ônibus que levava civis e combatentes evacuados na sexta-feira (14) de Fya e Kafraya, cidades pró-governo do ditador Bashar al-Assad.
O comboio conduzia 5.000 pessoas -a maioria xiitas- que seriam levadas a Aleppo e Damasco, redutos do governo. A evacuação faz parte de acordo entre governo e rebeldes, que incluía a retirada de moradores das cidades rebeldes de Madaya Zabani, com 2.200 pessoas.
Os ônibus atacados estavam parados havia mais de 30 horas, aguardando liberação para prosseguir viagem, porque o governo e os rebeldes discordaram em relação ao número de combatentes armados no comboio.
O OSDH informou que "um suicida, dirigindo uma caminhonete que transportava alimentos, detonou o veículo perto dos 75 ônibus" em Al Rashidin, periferia rebelde a oeste de Aleppo, no norte do país. A explosão deixou também muitos feridos.
Já os comboios das cidades rebeldes permaneciam esperando em Ramussa, localidade pró-regime em Aleppo.
Pelo acordo firmado no mês passado entre o governo sírio e os rebeldes, mais de 30.000 pessoas deveriam ser evacuadas em duas etapas. Com informações da Folhapress.
Internacional Venezuela expulsa para os Estados Unidos brasileiro que foi preso pelo governo
Internacional Dezenove brasileiros desaparecem tentando entrar nos EUA pelo Caribe
Mundo Italiana completa 117 anos e é a pessoa mais idosa do mundo
Mundo Notícia Urgente: Atirador está nesse momento dentro de universidade nos EUA
Internacional Líderes mundiais lamentam a morte de Fidel Castro
Mundo Ovos são encontrados em cobra grávida morta por comer bezerro Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 25°
ChuvaMín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsas