Um projeto que permite a ampla participação de Assistentes Técnicos Administrativos municipais em processos de promoção de carreira foi aprovado pela Câmara Municipal de Itabira nessa terça-feira, 4 de setembro. O PL 65/2018, de autoria do Executivo, foi intensamente discutido nas últimas reuniões de comissões, inclusive com a participação do secretário municipal de Administração, Deoclécio Fonseca Mafra, e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Servidores Públicos (Sintsepmi).
Pela regra atual, quando há promoção de carreira, servidores que ocupam cargos comissionados ou que estão cedidos a outros órgãos ficam de fora da disputa. Com a aprovação do projeto, todos os Assistentes Administrativos poderão concorrer, desde que observados os pré-requisitos de avaliações de desempenho.
Na justificativa, o prefeito Ronaldo Lage Magalhães ressaltou que as alterações no Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Públicos da Prefeitura de Itabira são necessárias porque há previsão de se aplicar um processo de promoção ainda este ano. Durante a reunião desta terça-feira, o vereador Agnaldo Vieira Gomes, Enfermeiro (PRTB), chegou a pedir a retirada de pauta da matéria, mas não houve adesão dos demais colegas. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Honraria
Os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Resolução 78/2018, do vereador Reinaldo Soares de Lacerda (PHS), que concede Medalha do Minério ao advogado Abílio Evangelista Couto. A homenagem faz parte das honrarias entregues pela Câmara Municipal a entidades e pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade.
Informações
Dois projetos que tratam de pedidos de relatórios ao Executivo foram retirados para vista. Um deles (PL 27/2018), que “dispõe sobre o envio de informações à Câmara a respeito de indicações e pedidos de providência remetidos ao Poder Executivo”, do vereador André Viana, foi retirado pelo próprio autor. O outro é o Projeto de Lei 82/2018, do vereador Allain Anderson Figueiredo Gomes (PDT), que requer relatórios anuais de todas as secretarias sobre as ações realizadas ao longo do período. O pedido de vista foi feito pelo vereador Reinaldo Lacerda.
Política Presidente Bolsonaro testa negativo para a covid-19
Política Comissão da Câmara aprova relatório da reforma administrativa
Política Aras defende autocontenção institucional no Ministério Público
Política Diretor da Precisa diz não ter participado de negociação da Covaxin
Política Comissão especial se reúne para votar PEC da reforma administrativa
Política Câmara aprova mudança na estrutura de cargos do MPU Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 28°
Chuva