Os eleitores das cidades que passaram pela revisão biométrica obrigatória entre 2017 e 2018 e que não compareceram a algum posto da Justiça Eleitoral até 9 de maio não poderão votar nas Eleições 2018. Em Minas Gerais a revisão foi feita nas cidades de Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Foram 213.172 eleitores dessas cidades que não fizeram o recadastramento biométrico e, consequentemente, tiveram os seus títulos cancelados. Já os eleitores de cidades que não têm biometria obrigatória, como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros e Governador Valadares, poderão votar normalmente nas eleições de outubro, desde que estejam com a situação eleitoral regular.
Em Betim, foram cancelados 43.539; em Contagem, foram 85.534; em Uberaba, o foi 27.081; e em Uberlândia foram 57.018 títulos cancelados. Só fez o recadastramento quem comprovou o vínculo com o município apresentando o comprovante de residência, conforme determina a norma em vigor.
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor irregular procure um cartório ou posto de atendimento da Justiça Eleitoral em sua cidade a partir do dia 5 de novembro, para justificar a ausência e fazer a biometria, ficando então com a sua situação regularizada. Para evitar filas, o eleitor deve agendar seu atendimento no site do Tribunal ou no Disque-Eleitor com antecedência. O eleitor deve levar o seu título (se tiver), um documento de identificação oficial e um comprovante de residência atual.
Além dos eleitores das cidades com biometria obrigatória que não fizeram o recadastramento, também podem estar com os títulos cancelados aqueles que não votaram e nem justificaram a ausência em três eleições consecutivas. O total de títulos cancelados em Minas, pelos mais diversos motivos, é de 1.448.018.
Para verificar sua situação, o eleitor pode consultar o Disque-Eleitor (148).
Fonte ( Itatiaia )
Política Presidente Bolsonaro testa negativo para a covid-19
Política Comissão da Câmara aprova relatório da reforma administrativa
Política Aras defende autocontenção institucional no Ministério Público
Política Diretor da Precisa diz não ter participado de negociação da Covaxin
Política Comissão especial se reúne para votar PEC da reforma administrativa
Política Câmara aprova mudança na estrutura de cargos do MPU Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 28°
Chuva