A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra)e a Prefeitura de Contagem realizaram, na manhã desta segunda-feira (26/4), a primeira ação do Programa RMBH Fiscaliza. As equipes de fiscais do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG)e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (TransCon) fiscalizaram ônibus municipais e metropolitanos na Avenida João César de Oliveira para verificar se as medidas para combate à pandemia de covid-19 estão sendo cumpridas pelas empresas de transporte.
A operação avalia normas como respeito às condições de segurança, conforto e higiene dentro dos ônibus e conformidade com os limites de lotação determinados pelo Comitê Extraordinário Covid-19. A expectativa é que, com a união de esforços dos gestores públicos proposta pelo programa, as medidas sanitárias no transporte metropolitano sejam reforçadas, preservando a saúde dos usuários e incentivando aos concessionários melhorarem a qualidade na prestação do serviço.
Ações
"A operação conjunta com Contagem é a primeira de uma série de ações contidas no Programa RMBH Fiscaliza. O objetivo é que Estado e municípios possam conjugar esforços em prol da melhoria do transporte coletivo para o usuário, especialmente em tempos de pandemia. O descumprimento das normas não pode ocorrer. É ela que faz com que as linhas saiam lotadas, tendo em vista a diminuição de oferta", analisa o Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.
A prefeita de Contagem, Marília Campos reforça a importância da ação. “Será uma soma de esforços entre o governo estadual e as cidades metropolitanas para oferecer segurança a motoristas e usuários neste período de pandemia. Ficou muito evidente para nós a importância da fiscalização do transporte coletivo, da necessária integração, do planejamento, da articulação operacional do sistema de transporte público. Esta ação vai garantir a qualidade do transporte coletivo estadual, não somente para este momento, mas também em outros”, diz.
Até o momento, 13 municípios da Grande BH já aderiram ao protocolo proposto pelo programa RMBH Fiscaliza. Outros municípios devem assinar convênio com o Estado nas próximas semanas para iniciarem as operações de fiscalização em parceria com o DER-MG.
Minas Gerais Postos do Sine em Minas têm mais de 13 mil vagas disponíveis
Minas Gerais Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio
Minas Gerais Ligação entre São João da Ponte e Capitão Enéas passa por manutenção no Norte de Minas
Minas Gerais Sistema prisional celebra parceria com 543 empresas e 15 mil custodiados trabalhando
Minas Gerais Programa de aceleração de startups do Governo de Minas otimiza serviços públicos
Minas Gerais Governo publica edital do terceiro lote do Programa de Concessões Rodoviárias Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 28°
Chuva