Nessa terça-feira (27/4), a Fundação João Pinheiro (FJP) fez o primeiro de uma série de seminários on-line sobre as 13 Regiões Geográficas Intermediárias (RGInt) de Minas Gerais. O evento de abertura “Compreendendo as Características Socioeconômicas da Região Geográfica Intermediária de Belo Horizonte” pode ser revisto no canal da FJP no YouTube.
Realizada em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e com a Associação Mineira de Municípios (AMM), a série aborda dados sobre mercado de trabalho, demografia, saneamento, Produto Interno Bruto, comércio exterior, relações intersetoriais e todos os indicadores produzidos para o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) de cada Região Geográfica Intermediária do estado - recorte geográfico mais atualizado definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foram apresentados indicadores referentes aos 74 municípios que compõem a RGInt de Belo Horizonte. O evento foi dividido em três módulos: o primeiro, sobre os indicadores do IMRS e os resultados do PIB dos municípios; o segundo, sobre as projeções demográficas e os indicadores de saneamento; o terceiro, sobre as análises de comércio e de fluxos intersetoriais e territoriais.
Os dados foram apresentados por pesquisadores da FJP, e a moderação dos módulos ficou a cargo da presidente da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Mila Corrêa da Costa, de Angélica Ferreti, da AMM, e de Regina Magalhães, da ALMG.
Projeto
Em julho de 2019, a Direi/FJP iniciou série de estudos chamada “Informativo FJP”. A proposta tem objetivo de apresentar informações ao público e subsidiar acadêmicos, legisladores e gestores públicos na avaliação e na produção de políticas públicas a partir da produção estatística da Fundação João Pinheiro.
A iniciativa deu início a um projeto que busca alcançar tanto os poderes Legislativo e Executivo dos 853 municípios de Minas Gerais, além do Legislativo estadual. A série de seminários on-line, que começou nessa terça-feira (27/4) é a segunda etapa do projeto.
A diretora de Estatística e Informações da FJP, Eleonora Cruz Santos, explica que a iniciativa busca levar informação e ajudar os municípios no entendimento das características socioeconômicas. “Temos um material rico para disseminar, de forma clara e didática, tudo o que está por trás do vasto volume de estatística que a diretoria produz. Queremos mostrar a potência que existe no material que produzimos para os gestores e os legisladores definirem políticas com critérios técnicos bem embasados", afirma.
Minas Gerais Postos do Sine em Minas têm mais de 13 mil vagas disponíveis
Minas Gerais Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio
Minas Gerais Ligação entre São João da Ponte e Capitão Enéas passa por manutenção no Norte de Minas
Minas Gerais Sistema prisional celebra parceria com 543 empresas e 15 mil custodiados trabalhando
Minas Gerais Programa de aceleração de startups do Governo de Minas otimiza serviços públicos
Minas Gerais Governo publica edital do terceiro lote do Programa de Concessões Rodoviárias Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 28°
Chuva