O Presídio de Novo Cruzeiro I, no Vale do Jequitinhonha, está com o espaço reformulado. A unidade prisional ganhou muralha, portaria, salas administrativas, nova cela com dez vagas, refeitório, parlatórios e depósito para ferramentas usadas na horta. Além das áreas recém-construídas, todas as celas passaram por reformas, assim como as instalações elétricas e hidráulicas, e o pátio de banho de sol ganhou uma quadra. Estão incluídas na obra, ainda, a pintura dos ambientes, melhorias na iluminação e instalação de letreiro e concertinas.
Os esforços se deram, em conjunto, pela sociedade civil, Prefeitura Municipal, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)e Judiciário da Comarca, que investiu R$ 155 mil provenientes de verbas pecuniárias.
“O cidadão que violou a lei voltará à sociedade. Precisamos reduzir os impactos do retorno desse egresso ao convívio comum e fazemos isso por meio do modelo de ressocialização hoje apresentado, arquitetado através da participação coletiva”, disse o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho, presente na solenidade de inauguração dessa quarta-feira (26/5).
Nesta semana, para ampliar as melhorias, a unidade também recebeu uma viatura modelo Renault Duster e um kit conforto - contendo geladeira, ar condicionado, forno micro-ondas e bebedouro. Os itens que visam auxiliar e dar mais qualidade ao trabalho da Polícia Penal foram entregues, simbolicamente, em solenidade realizada em Teófilo Otoni, na terça-feira (24/5).
Ressocialização
Quinze internos do presídio atuaram nas obras em troca de remição de pena: a cada três dias trabalhados, um é subtraído da condenação. Após as reformas, os detentos podem ainda prestar serviços na horta, que produz semanalmente cerca de 50 kg de verduras, legumes e hortaliças, doados a instituições filantrópicas da cidade, como o Hospital São Bento; ou na oficina de máscaras contra a covid-19, com confecção média de 400 itens de TNT por dia. Dessa forma, os custodiados recebem uma importante oportunidade de ressocialização, enquanto ajudam quem precisa.
O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, também esteve no evento inaugural e enfatizou o trabalho que vem sendo desenvolvido no Presídio de Novo Cruzeiro I e em outras unidades, por todo o estado, para ocupar os custodiados. “É muito positivo que mão de obra qualificada e certificada pelo sistema prisional retorne à sociedade menos embrutecida. Compete a nós todos aqui presentes fazer com que o interno possa egressar de uma forma melhor do que ele entrou”, destacou.
Equipes
Já o diretor do Presídio de Novo Cruzeiro, Bruno Pedreira, evidenciou a atividade dos policiais penais em exercício no local. "Se não fossem as equipes dos plantões, com certeza não teria sido desenvolvido o resultado atual. Nós não tivemos um incidente sequer durante as obras, graças aos servidores que acompanharam os serviços dos detentos", relatou.
Também participaram da cerimônia o prefeito Milton Coelho Oliveira; o presidente da Câmara Municipal, Arnaldo da Paixão Gomes; a juíza da Comarca, Samira da Cunha Ribeiro Morais; o diretor da 15ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Oséas Chaves; outros representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, comerciantes e demais apoiadores das obras.
Minas Gerais Postos do Sine em Minas têm mais de 13 mil vagas disponíveis
Minas Gerais Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio
Minas Gerais Ligação entre São João da Ponte e Capitão Enéas passa por manutenção no Norte de Minas
Minas Gerais Sistema prisional celebra parceria com 543 empresas e 15 mil custodiados trabalhando
Minas Gerais Programa de aceleração de startups do Governo de Minas otimiza serviços públicos
Minas Gerais Governo publica edital do terceiro lote do Programa de Concessões Rodoviárias Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 28°
Chuva