A Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema)completou, nesta sexta-feira (11/6), a marca histórica de um milhão de acessos em seu visualizador. Com pouco mais de três anos em operação, a plataforma tornou-se referência no planejamento ambiental e territorial em Minas Gerais, auxiliando nas atividades de gestão de recursos hídricos, fauna e flora, regularização e fiscalização ambiental.
A IDE-Sisema é uma ferramenta que possibilita, a qualquer cidadão, acessar, via internet, as características espaciais do território mineiro, conhecendo, por exemplo, as restrições ambientais de onde pretende implantar um novo empreendimento no estado. Além disso, também é possível realizar o download de dados sobre atributos ambientais de Minas Gerais, como hidrografia, relevo e vegetação, dentre outros. Atualmente, a ferramenta já registra quase 195 mil usuários distribuídos em 79 países distintos.
Um fator primordial da IDE é a disponibilização de informações sobre resultados de projetos e ações desenvolvidas pelos órgãos do Sisema. “Hoje, não se faz mais gestão territorial e ambiental sem um conhecimento prévio do território e seus fatores locais, e a IDE trouxe uma possibilidade muito grande, não só para os analistas e servidores do Sisema, mas também para todos que utilizam dos dados geográficos e socioeconômicos disponibilizados na plataforma”, avalia a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Acessos
Na marca de um milhão de acessos, o Brasil lidera o ranking de uso da plataforma, com mais de 90% dos registros de acessos, seguido por Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Argentina, Espanha, Holanda e França. A contabilização dos acessos à IDE-Sisema é feita a partir da leitura do código de identificação de cada computador ou dispositivo eletrônico utilizado pelo usuário.
“É importante destacar que esses países mantêm uma interação constante com a plataforma, por se tratar de números reincidentes e que promovem um retorno de acessos perceptível quando analisado o número de usuários que visitam a página novamente”, aponta o diretor de Gestão Territorial Ambiental, Ricardo Campelo.
Segundo ele, outro fator interessante para a análise é a proporção dos acessos quando se comparados aos demais estados da região Sudeste do Brasil. “O nível de engajamento e espalhamento desses acessos, principalmente nos municípios limítrofes ao Estado, chegam a superar a média de acessos internos a Minas Gerais”, acrescenta.
O pico de maior acesso na IDE-Sisema foi registrado no dia 5 de abril de deste ano, com 2.832 acessos em um único dia. Campelo ressalta os índices e destaca como o cenário de usuários e acessos retratam um contexto de usabilidade da plataforma. “Não demonstra apenas o engajamento de quem já a acessava, mas de como ela está se tornando atrativa para outras pessoas e demais tipos de consultas”, avalia Campelo.
O superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, reforça que é preciso um monitoramento de todos os aspectos envolvidos na IDE para garantir a boa experiência dos usuários com a plataforma. “Além disso, o compromisso em promover avanços tecnológicos, acompanhar o mercado mundial das infraestruturas de dados espaciais, e dar maior estabilidade e capacidade de suporte para todos os usuários de forma remota e operacionalizada são ações constantes e estratégicas”, destaca.
Os dados detalhados de acesso à IDE-Sisema estão disponíveis neste link.
Ferramenta
Atualmente, a IDE conta com cerca de 550 camadas - conjuntos de dados georreferenciados sobre temas específicos. Entretanto, novos agrupamentos de informações serão inseridos na plataforma. Uma delas foi a nova Categoria de Informação, uma estrutura específica que abarcou as camadas de educação ambiental lançada na abertura da Semana do Meio Ambiente. Lá é possível identificar em quais regiões do Estado estão sendo realizadas ações de educação ambiental.
Outra camada que será inserida na IDE nas próximas semanas é sobre o Programa Água Doce (PAD). A intenção é disponibilizar, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), dados relativos à perfuração de poços e as comunidades atendidas pelo programa.
Minas Gerais Postos do Sine em Minas têm mais de 13 mil vagas disponíveis
Minas Gerais Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio
Minas Gerais Ligação entre São João da Ponte e Capitão Enéas passa por manutenção no Norte de Minas
Minas Gerais Sistema prisional celebra parceria com 543 empresas e 15 mil custodiados trabalhando
Minas Gerais Programa de aceleração de startups do Governo de Minas otimiza serviços públicos
Minas Gerais Governo publica edital do terceiro lote do Programa de Concessões Rodoviárias Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 28°
Chuva