O governador Romeu Zema e outros líderes estaduais que compõem o Fórum Nacional de Governadores se reuniram nesta quinta-feira (2/9), em Brasília, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir temas de relevância nacional e estadual, ampliar o diálogo com a União e o Supremo Tribunal Federal (STF) pela defesa da democracia e buscar a melhoria do ambiente institucional.
Zema tratou de pautas específicas de interesse do estado e do país, como a relacionada às autorizações ferroviárias que o Congresso está debatendo atualmente. Na segunda-feira (30/8), o governo federal publicou medida provisória que visa facilitar a exploração, pela iniciativa privada, de trechos curtos, expandindo a malha ferroviária para melhorar a infraestrutura de transporte de cargas.
“Muito provavelmente a medida provisória será aperfeiçoada e referendada pelo Congresso. Isso para Minas, que tem maior malha ferroviária do país, é fundamental. Outro ponto importante é a maior segurança jurídica. Minas tem diversos projetos de infraestrutura”, explicou.
Vacinação
Outro assunto debatido foi o avanço da vacinação contra a covid-19. “Estamos caminhando para uma nova etapa e é necessário que o governo federal continue conduzindo esse processo para que não haja uma corrida ou um leilão de vacina. Estados e municípios com pouca condição financeira ficariam relegados a segundo plano, por exemplo”, disse.
Democracia
O exercício da democracia também foi um dos assuntos discutidos. “Democracia é algo inegociável. É uma necessidade de todos os poderes terem humildade para fazer uma autocrítica”, afirmou o governador.
Rodrigo Pacheco também afirmou que a democracia é um ativo nacional. “Precisamos de um ambiente propício para termos uma evolução do nosso país, para podermos construir uma sociedade mais justa, igualitária e melhor. Essa preocupação dos governadores, sem enfrentar e sem agredir, é muito bem recebida pelo Senado. Precisamos respeitar as divergências na busca pelo consenso”, enfatizou.
Durante o encontro, foi tratada também diversas pautas legislativas de impacto econômico-financeiro nos estados junto ao Congresso Nacional e o Poder Judiciário, como a PEC dos Precatórios e a correção da tabela do Imposto de Renda.
Minas Gerais Postos do Sine em Minas têm mais de 13 mil vagas disponíveis
Minas Gerais Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio
Minas Gerais Ligação entre São João da Ponte e Capitão Enéas passa por manutenção no Norte de Minas
Minas Gerais Sistema prisional celebra parceria com 543 empresas e 15 mil custodiados trabalhando
Minas Gerais Programa de aceleração de startups do Governo de Minas otimiza serviços públicos
Minas Gerais Governo publica edital do terceiro lote do Programa de Concessões Rodoviárias Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 28°
Chuva