Nesta quinta-feira (23/6), a Secretaria de Estado de Governo (Segov) inaugurou duas Salas de Urgência na região Central do estado: uma no Hospital São Francisco, em Três Marias, e outra na Santa Casa de Misericórdia, no município de Pompéu.
As Salas de Urgência são importantes espaços para a melhoria da resolutividade do atendimento aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, cirúrgica e trauma. Elas são compostas por 37 tipos de equipamentos, totalizando 102 unidades. Entre eles, monitor cardíaco, bomba de infusão, cilindro de oxigênio portátil, ressuscitador, maca.
A ação faz parte do projeto “Estruturação de Sala de Urgência” e os equipamentos para o espaço foram adquiridos com recursos provenientes do Termo de Reparação da Vale.
“Dinheiro não traz vidas de volta, mas acho que a forma mais humana e correta de utilizar o recurso é trazendo benefícios para a população. Especialmente na área da saúde, que foi tão demandada nos últimos dois anos, por causa da pandemia da covid-19. Para a gente é um jeito, até emocionante, de usar esse recurso”, afirmou o secretário de Estado de Governo, Igor Eto. Ele também agradeceu o trabalho conjunto e a parceria dos parlamentares e gestores municipais na execução das ações.
A logística de implantação das salas funciona da seguinte maneira: o município faz a adequação física da unidade de saúde em que os equipamentos serão entregues e cabe à Vale a aquisição e entrega dos equipamentos definidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) , a partir das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O papel da SES-MG é realizar a vistoria dos equipamentos, para verificar adequação às normas sanitárias e especificações.
Ao todo, 18 cidades receberão os novos equipamentos para atendimento emergencial.
Até o final do mês, serão contemplados com entregas 12 municípios: Betim, Brumadinho, Abaeté, Curvelo, Esmeraldas, Felixlândia, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Pará de Minas, Paraopeba e São Joaquim de Bicas. Os municípios de Biquinhas, Morada Nova de Minas, Papagaio e São Gonçalo do Abaeté estão em fase de adequação das unidades de saúde para recebimento dos equipamentos.
Termo de Reparação
O Acordo Judicial visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens* da Vale S.A. em Brumadinho, em janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais. No valor de R$ 37,6 bilhões, o Termo de Reparação é um dos maiores acordos ambientais já realizado no mundo.
*Histórico

Saúde Vacinação contra covid-19 no Brasil salvou 63 mil idosos em 2021
Minas Gerais Governador acompanha reabertura dos 50 leitos de CTI na Santa Casa BH
Saúde Fundação promove Semana Nacional do Doador de Sangue
Saúde Anvisa aprova venda de Paxlovid para tratar Covid-19
Saúde Covid-19: Brasil registra 8 mortes e 4,3 mil casos em 24 horas
Saúde Hemorio e CBF se unem em campanha por doação de sangue Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 28°
Chuva