
Uma força-tarefa foi organizada pela equipe socioambiental da Gerência da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo Centro (Usac) para lidar com o assoreamento do Rio Manso, manancial que abastece o município de Crucilândia, na região Central de Minas.
O grupo de trabalho está estudando as melhores formas para conter o assoreamento do Rio Manso a montante da captação “Águas Claras” e iniciou os trabalhos em 20/9, quando foi realizada uma visita técnica à captação. A equipe visitou ainda a Estação de Tratamento de Água (ETA) e os pontos mais críticos a montante de onde a água é coletada.
Foram discutidas ações de curto prazo, como a construção de pequenos barramentos para retenção de sedimentos, desassoreamento da captação de água e dos pontos mais próximos, com a utilização de máquinas de dragagem.
A médio e longo prazo, foi sugerida a desapropriação de um terreno às margens do rio para criação de uma bacia de contenção dos sedimentos, principalmente durante o período chuvoso, além de realizar o licenciamento e a regularização para pessoas que retiram areia na região de forma artesanal.
Também será promovida uma forte atuação junto aos proprietários rurais nas proximidades da microbacia em conjunto com o Coletivo de Meio Ambiente Local (Colmeia), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e prefeitura municipal. Essa parceria prevê o cercamento de margens, plantio de mudas, construção de barraginhas e curvas de nível dentro do programa Pró-Mananciais, que já está em atividade na região.
A equipe que realiza o trabalho é formada pelos colaboradores Marcos Vartan e Maira Faires (USCA); Simone Matoso, Marcelo Freitas e Reginaldo Teodoro (Usac); Amilar Augusto e Adenício Silva (GRDV). Participaram como convidados Rafael Andrade e Renato Morais, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Crucilândia; Abelardo Lopes, técnico da Emater; e Anderson Oliveira, coordenador do Colmeia de Crucilândia.

Força-tarefa
Os trabalhos de combate ao assoreamento no Rio Manso começaram em setembro com o objetivo de garantir o abastecimento da cidade e preservação do manancial. Uma reunião foi realizada entre a equipe socioambiental e os empregados Claudinei Souza e Adenicio da Silva, que trabalham no sistema de Crucilândia. Na ocasião, a situação foi explicada e o grupo já iniciou o planejamento de ações para potencializar o Pró-Mananciais na região.
Até agora, o programa já realizou o cercamento de mais de 5 mil metros de margens de rios e córregos da bacia, além de áreas de preservação permanentes, que já impactaram positivamente nos trabalhos futuros. A visita técnica foi o primeiro passo para dar continuidade ao projeto.
Minas Gerais Postos do Sine em Minas têm mais de 13 mil vagas disponíveis
Minas Gerais Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio
Minas Gerais Ligação entre São João da Ponte e Capitão Enéas passa por manutenção no Norte de Minas
Minas Gerais Sistema prisional celebra parceria com 543 empresas e 15 mil custodiados trabalhando
Minas Gerais Programa de aceleração de startups do Governo de Minas otimiza serviços públicos
Minas Gerais Governo publica edital do terceiro lote do Programa de Concessões Rodoviárias Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 25°
ChuvaMín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsas