O Ano da Mineiridade está chegando ao fim e, para celebrar os bons resultados nos segmentos da Cultura e Turismo, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) inicia, neste mês de novembro, eventos de Natal que vão fechar esse ano de avanços e conquistas.
As ruas de Ouro Preto serão tomadas por decorações, luzes e atrações que vão encantar visitantes e moradores já no dia 12/11. O Natal Luz de Ouro Preto promete iniciar as comemorações de fim do Ano da Mineiridade com programação para a família inteira, celebrando a vida pelas ruas e cantos da cidade declarada patrimônio mundial pela Unesco
“Nosso estado cresce acima da média nacional pelo 15º mês consecutivo no segmento de turismo, segundo o IBGE . Ouro Preto é uma das grandes riquezas de Minas, com potencial turístico internacional. O Natal Luz de Ouro Preto é uma iniciativa que irá promover ainda mais a atividade turística na cidade nesta época, celebrando o final do Ano da Mineiridade. Momento de celebrarmos quem somos, nossas cidades, nossas conquistas”, define o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Uma grande árvore de natal com altura superior a seis andares será montada em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto. O Museu da Inconfidência foi inaugurado em 1944 para preservar, pesquisar e divulgar objetos e documentos relacionados à Inconfidência Mineira, atualmente é um dos mais visitados do país.
O Natal Luz em Ouro Preto tem o apoio da Secult-MG, é uma realização da prefeitura de Ouro Preto e do Grupo Oliveira Costa, com patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura, e produção da Holofote.

Festividades
Tradição não falta mesmo em Minas. E a de montar presépios no natal será reforçada pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) , que integra a programação do Natal Luz de Ouro Preto com a realização histórica da 50ª Edição do Concurso Nacional de Presépios. Entre 7/12/2022 e 6/1/2023, os presépios inscritos e selecionados no concurso serão expostos na Galeria de Arte Nello Nuno.
Durante a mostra, o público votará no presépio mais bonito e o júri técnico também avaliará os trabalhos. Os vencedores receberão premiação em dinheiro. Na abertura (7/12), destaque para as presenças do Grupo de Pastorinhas do Padre Faria e da Orquestra do Rosário.
A Faop realiza também uma exposição de presépios vencedores em edições passadas em Belo Horizonte, no Centro de Arte Popular (CAP). Em Guaxupé a Faop tem apoiado a realização de um concurso regional, aos moldes do que é realizado em Ouro Preto há 50 anos. O apoio tem sido dado na elaboração do edital, na curadoria dos inscritos e, na montagem da exposição.
Os museus, biblioteca e equipamentos culturais que integram a Secult-MG também se preparam para o encerramento do ano da Mineiridade. O Museu Casa Guignard em Ouro Preto realiza a tradicional Oficina de Cartões Natalinos, direcionada ao público em geral. Em Cordisburgo, o Museu Casa Guimarães Rosa encerra as celebrações do natal com a tradicional visita da Folia de Reis ao Museu para realizar a cerimônia de "Desmonte do Presépio", ocasião em que os membros da Folia - representando os três Reis Magos - prestam suas homenagens ao Menino Jesus.
Na Biblioteca Pública Estadual , em Belo Horizonte, a exposição BAX - Poesia da Fé estará em cartaz a partir de 19/11. Bax, mais conhecido como pintor, transitou também pela literatura, pela imprensa, pelo teatro e pelos meios acadêmicos. A exposição conta com telas, desenhos, raras edições e documentos da trajetória de Bax ainda pouco contemplada pelos apreciadores das artes e pelo público em geral.
A iluminação da Praça da Liberdade, um dos locais mais emblemáticos da capital mineira, é outro evento ansiosamente aguardado na época do Natal. Este ano, a expectativa é que seja a maior e mais abrangente iluminação dos últimos tempos.
2022 – Ano da Mineiridade
A Mineiridade foi o tema de 2022, instituído pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). Inúmeras iniciativas que celebram a diversidade da produção artística no estado, aproximando municípios e promovendo uma maior transversalidade entre os setores da cultura e do turismo e de todos os profissionais envolvidos nesses segmentos, foram desenvolvidas tendo como norte a Mineiridade.
O secretário Leônidas Oliveira destaca a importância da iniciativa para despertar o sentimento de orgulho do povo mineiro. “Trabalhamos o ano de 2022 para tornar o destino Minas Gerais um dos mais escolhidos pelos turistas. E, para isso, nada melhor do que exaltar as características únicas pelas quais o povo mineiro é reconhecido. O jeito mineiro de ser e de receber. E os resultados alcançados têm mostrado que estamos no caminho certo”, finaliza o secretário.
Minas Gerais Orquestra Sinfônica realiza concerto com clássicos do cinema mundial
Minas Gerais Faop abre 50º Concurso Nacional de Presépios
Minas Gerais Filarmônica de Minas Gerais lança temporada 2023
Teatro GRUPO PARANGOLÉ (BELO HORIZONTE) FAZ APRESENTAÇÃO GRATUITA DE ESPETÁCULO E ESQUETES TEATRAIS COM PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS, NA CIDADE DE FERROS
Cultura O prazo para inscrição de propostas artísticas para o 45º Festival foi prorrogado até o dia 5 de abril.
Cultura Biblioteca Pública lança campanha para receber doações de livros infantis Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 20° Máx. 32°
Chuva