A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realizarão, nos dias 29 e 30/11, oficinas focais que buscam promover o mapeamento preliminar das Bacias do Velhas e dos rios Pará e Paraopeba.
O Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PSH-RMBH) busca promover ações integradas e permanentes para subsidiar a gestão dos recursos hídricos na RMBH. Entre as ações, irá definir áreas prioritárias destinadas à segurança hídrica para estabelecer a urgência da implementação de ações de melhoria e propor um banco de projetos de ações estruturantes e não estruturantes de conservação/restauração, produção sustentável e uso racional da água, saneamento e controle da poluição. De forma essencial, o objetivo é subsidiar a garantia da quantidade e da qualidade do abastecimento de água da RMBH.
“A interação com os municípios, entidades, sociedade civil, instituições e demais atores que fazem a gestão dos recursos hídricos ou atuam em temas correlatos na RMBH permitirá alcançar a escala desejada para o encaminhamento de soluções destinadas à melhoria da segurança hídrica em nossa região metropolitana”, destaca a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.
No contexto das ações de fortalecimento e participação dos atores no processo de elaboração do PSH-RMBH, serão realizadas duas oficinas para apresentação e discussão sobre o mapeamento preliminar das áreas prioritárias para segurança hídrica na RMBH e sua hierarquização.
As oficinas serão em formato, pela plataforma Google Meet. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente via formulário disponível aqui .
Sobre o PSH-RMBH
A elaboração do PSH teve início em março deste ano com a entrega do plano de trabalho que aborda os objetivos específicos da construção. O contrato prevê a entrega de seis produtos, entre estudos e levantamentos, mapeamento de áreas prioritárias, um banco de projetos e um plano de mobilização, comunicação e educação ambiental que vão resultar no Plano de Segurança Hídrica da RMBH.
A Profill Engenharia e Ambiente S/A venceu o processo licitatório para elaboração do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O contrato, com vigência de 18 meses e valor de R$ 1.202.605,90, será pago via formalização dos acordos de recuperação judicial entre a Vale, Governo de Minas e Ministério Público.
O PSH–RMBH se integra ao planejamento estratégico do Governo Estadual como um aprofundamento das ações estabelecidas no Plano Mineiro de Segurança Hídrica e nas orientações conceituais do Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais – Somos Todos Água.
Serviço
Oficinas sobre segurança hídrica
Oficina focal para os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas
Data:29/11/2022 (terça-feira)
Horário:14h
Oficina focal para os municípios das Bacias Hidrográficas dos Rios Pará e Paraopeba
Data:30/11/2022 (quarta-feira)
Horário:14h
Minas Gerais Postos do Sine em Minas têm mais de 13 mil vagas disponíveis
Minas Gerais Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio
Minas Gerais Ligação entre São João da Ponte e Capitão Enéas passa por manutenção no Norte de Minas
Minas Gerais Sistema prisional celebra parceria com 543 empresas e 15 mil custodiados trabalhando
Minas Gerais Programa de aceleração de startups do Governo de Minas otimiza serviços públicos
Minas Gerais Governo publica edital do terceiro lote do Programa de Concessões Rodoviárias Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 20° Máx. 32°
Chuva