Os mineiros devem se preparar para o inverno mais severo este ano. A estação mais fria dos 365 dias, que começará às 19h20 do dia 20 de junho e terminará no dia 22 de setembro, promete temperaturas abaixo de 0ºC no Sul de Minas.
Conforme informações do Instituto Tempo Clima da Puc Minas, no ano passado durante todo o inverno, foi registrada mínima de 0.8ºC.
"A tendência é que tenhamos um inverno mais rigoroso este ano, já que, em pleno outono, no dia dois de maio, registramos em Monte Verde, no Sul de Minas, a temperatura de 0.4ºC", explicou Nathália Cantuária, do Instituto Tempo Clima Puc Minas.
Um dos fatores que pode provocar essa queda brusca nas temperaturas durante o inverno é o enfraquecimento do El Niño. O fenômeno intensificou os marcadores dos termômetros durante a primavera e o verão, mas perdeu força em maio, quando as temperaturas começaram a cair.
"Um sistemas de alta pressão que vem dos polos também provoca essa queda no termômetro. No caso do Polo Sul, ele carrega temperaturas muito baixas e, quando entra no continente, ele causa temperaturas muito baixas", resumiu a meteorologista.
A formação de nuvens de chuva não é uma característica do inverno. Porém, devem ocorrer pancadas de chuvas, mesmo que sem expressão, durante a estação. São esperados durante este período 15 mililitros em todo Estado, o que é considerado muito baixo.
Minas Gerais Postos do Sine em Minas têm mais de 13 mil vagas disponíveis
Minas Gerais Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio
Minas Gerais Ligação entre São João da Ponte e Capitão Enéas passa por manutenção no Norte de Minas
Minas Gerais Sistema prisional celebra parceria com 543 empresas e 15 mil custodiados trabalhando
Minas Gerais Programa de aceleração de startups do Governo de Minas otimiza serviços públicos
Minas Gerais Governo publica edital do terceiro lote do Programa de Concessões Rodoviárias Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 28°
Chuva