Quarta, 04 de Fevereiro de 2026
310000-0000
Especiais Utilidade pública

A AMPARI de Itabira vem a público esclarecer polêmicas

Confira toda a matéria

28/10/2016 15h27 Atualizada há 9 anos
Por: Redação
Ampari
Ampari

A AMPARI - Associação Municipal de Moradores Protetores dos Animais da Região de Itabira vem a público esclarecer que em nenhum momento teve participação na criação do Centro de Castração Municipal. É importante frisar que o local onde o centro foi construído e está em funcionamento apresenta uma série de problemas no que se refere a saúde pública.

- O centro foi construído dentro do aterro sanitário da cidade, o que facilita a possibilidade da desova de animais, caso sejam realizadas eutanásias sem necessidade comprovada. Áreas de depósito de lixo não são recomendas para construções.
- O local é de difícil acesso para a população em geral - O que dificulta a fiscalização e acompanhamento da situação dos animais pela população e protetores da cidade.
- Fica próximo a uma região de mata fechada, com matéria orgânica exposta (lixo), sendo um local favorável a proliferação de mosquitos transmissores da leishmaniose.
- Foi divulgada a informação de que o pós-operatório teria duração média de 5 dias, o que na maior parte dos casos não é suficiente.
- Dificuldade em promover adoções no local, uma vez que é de difícil acesso à população em geral, não ha transporte coletivo. Além de ser um ambiente insalubre para acesso dificultando ainda o processo de educação da população quanto à adoção e o trato responsável e humanizado dos animais, deixando uma mensagem subliminar de que cachorro é lixo.

Lembramos a todos que o nosso compromisso com a saúde da população e com defesa do direito dos animais é nossa maior bandeira.

s

São Paulo, SP
Atualizado às 00h01
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 29°

22° Sensação
2.06 km/h Vento
95% Umidade do ar
100% (8.34mm) Chance de chuva
Amanhã (05/02)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuva
Amanhã (06/02)

Mín. 20° Máx. 28°

Chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias