Ao longo de sua história a Igreja Matriz Nossa Senhora das Oliveiras passou por várias alterações. Pouco se tem documentado sobre esse processo, portanto muito será inferido através de análises morfológicas e estilísticas.
De acordo com o dossiê de tombamento do Conjunto de Retábulos da Capela-mor, realizado em 2004, podemos dizer que o templo atual vem praticamente a ser uma terceira construção (a contar da capela primitiva) feita no mesmo local. A capela fundada por Gramacho deu lugar à Matriz Nossa Senhora das Oliveiras, que foi construída durante o século XVIII. Como a maioria das construções mineiras desta fase, foi utilizado como material construtivo o adobe e madeira. No decorrer do século XX, diversas intervenções foram realizadas na edificação. Nos anos 1969/1970, estando em um lastimável estado de degradação, foi proposta a demolição e reconstrução do templo, o que encontrou certa relutância da comunidade. Todavia, mesmo sem aprovação popular, a paróquia resolveu optar pela reconstrução total do edifício, respeitando apenas partes da volumetria original.
Toda refeita em alvenaria de tijolo cerâmico e concreto armado, pouco foi utilizado da antiga matriz e, segundo consta, muitos dos pertences foram vendidos para angariar fundos para as obras.
Sendo assim no dia 5 de março de 2004 o prefeito de Itambé do Mato Dentro decretou o tombamento do conjunto de retábulos da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Oliveiras.
Os trabalhos de restauração do forro começaram em junho de 2017 e encerrou em março de 2018 quando foi entregue a comunidade a restauração do forro da capela.
Todo o recurso foi conseguido com a mobilização da comunidade Itambeense somando um valor de 100.000,00 reais. A campanha continua para reformar todos os alteres da Igreja.
Informou o Padre responsável pela Igreja de Itambé Paulo Marcony Duarte Simões
Minas Gerais Programação especial de Natal marca o fim do Ano da Mineiridade
Minas Gerais Orquestra Sinfônica realiza concerto com clássicos do cinema mundial
Minas Gerais Faop abre 50º Concurso Nacional de Presépios
Minas Gerais Filarmônica de Minas Gerais lança temporada 2023
Teatro GRUPO PARANGOLÉ (BELO HORIZONTE) FAZ APRESENTAÇÃO GRATUITA DE ESPETÁCULO E ESQUETES TEATRAIS COM PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS, NA CIDADE DE FERROS
Cultura O prazo para inscrição de propostas artísticas para o 45º Festival foi prorrogado até o dia 5 de abril. Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 25°
ChuvaMín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsas